quinta-feira, 30 de junho de 2011

O figuraça carioca Chico Águia, 70 anos, que corre descalço (e muito bem)



Uma das grandes delícias do mundo da corrida é descobrir personagens curiosos e cheios de lições para dar no meio do caminho. Sou paulistana e, apesar de ter morado no Rio de Janeiro durante dois anos (foi por lá que comecei a correr, à beira da linda Lagoa Rodrigo de Freitas), nunca tinha cruzado com esse senhor aí da foto acima.

A primeira vez foi na Corrida da Ponte. Ele até foi citado num post meu aqui no Blog, foi o "velhinho descalço" com quem cruzei debaixo de um Sol escaldante, e sobre um asfalto mais escaldante ainda.

No último domingo, na Golden Four Asics etapa Rio, estou no meu ritmo, correndo feliz à beira-mar, com uma vista incrível, e ouço novamente aquele "schlap-schlap" de alguma sola de pé chapando o asfalto. Juro, quebra qualquer concentração, o barulho chega a dar arrepios na alma de tanta aflição. Era o mesmo senhor novamente.

Mais uma vez ele usava a mesma camiseta: Chico Águia vinha escrito nas costas. Na cabeça, uma bandana do Brasil.  E nada nos pés, apenas uma fitinha (certamente do Bonfim) amarrada numa das canelas.

Jornalista é bicho curioso, resolvi investigar o senhorzinho ontem. E, sem falsa modéstia, meus muitos anos de reportagem me transformaram numa espécie da Araponga tabajara. Entrei na lista de fotos da prova e arrisquei um Francisco. Apareceram uns 20 -- o tio podia chamar Olavo, Asdrúbal, foi chamar logo Francisco... Xeretei todos até encontrá-lo: seu Francisco de Assis Soares de Melo, 70 anos. Cruzou a linha no domingo em 02h05min08. Corre bem, o danado.

O Google me mostrou mais sobre o Chico Águia. Figura famosa no Rio, corre há décadas. Tem marcas como 47 minutos em 10K. Fez a São Silvestre no ano passado em 1h25min05. E já conquistou uma medalha de ouro nos 1.500m do Campeonato Brasileiro Master. O bom tempo dele nas provas, na verdade, é o que menos interessa.

Chico Águia é há mais de 30 anos zelador da Cada de Jacira, uma associação beneficente que fica na Tijuca, no Rio. Mora lá com toda a família. Treina duas vezes por dia, dá voltas no Maracanã, sempre descalço. E sempre fazendo piadas, aprontando presepadas e esbanjando alegria. Tão singular que foi até tema de matéria no RJ TV (clique aqui para ver a matéria).

Delícia conhecer melhor a história do Chico Águia, né? Pois da próxima vez que nos cruzamos, seu "schlap-schlap" certamente terá um som diferente.


Comentários | »

    sheila melo
    17/08/2011 17h51 Esse é o melhor pai do mundo!!!!!!!!! E é meu!!!! sheilinhah melo e gabrielzinho melo

Um comentário:

  1. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    --ooO--(_)--Ooo--
    O Chico Águia é figurinha fácil nas corridas de rua do Rio de Janeiro, o cara é fera corre muito e ainda por cima descalço, peço saúde a Deus para chegar também na idade dele e correndo muito...
    Ana parabéns pelo blog, já estou seguindo se puder seguir o meu também agradeço, boas corridas!!!

    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir