segunda-feira, 25 de abril de 2011

A delícia (e dureza) de uma prova de revezamento




Os treinadores são quase sempre unânimes: estudar o percurso antes de correr uma prova ajuda, e muito. Entre outras coisas, você pode prever quando dá para acelerar, onde deve se poupar. Ontem de manhã  o amigo Cássio Politi, jornalista como eu, perguntou no Twitter se alguém já tinha corrido o trecho 10 da Volta à Ilha, de Floripa. É uma das maiores (e mais deliciosas e duras) provas de revezamento do país. Ele queria dicas sobre o percurso.

Já participei da Volta antes, mas nunca corri o trecho 10. Para dizer bem a verdade, nem sei bem por onde passa o o tal trecho 10. Mas me lembro bem do quanto a prova é dura. Lá não tem trecho molezinha. Areia fofa, dunas, água do mar batendo nas canelas, mato, asfalto fervendo, tem de tudo... Meu primeiro instinto foi responder ao Cássio que, quando o assunto é  Volta à Ilha, melhor ir no escuro, sem estudar nada, para não sofrermos por antecipação. Fiquei martelando aquilo até cair a ficha de que, na divisão dos trechos deste ano, cabe a mim o trecho 10 (além do trecho 2 e do 18). Aí a curiosidade falou mais alto do que a razão. Fui lá no site da prova ver a descrição da parte que me caberá daquele latifúndio.

O trecho 10 entra na categoria "difícil". Chego então aos gráficos de altimetria (aqueles que mostram o que há de retas, subidas e descidas no percurso) -- veja eles aqui copiados. E quase caio da cadeira. Tá, não vou mentir, já sabia que entre meus trechos tinha lá um fácil e dois difíceis. Já corri a prova, sei que por lá tudo é duro. Então estava psicologicamente preparada (e confortável, tranquila até) para as pirambeiras do caminho. Mas, ao sucumbir à tentação de xeretar mais a fundo (tudo culpa sua, viu, Cássio?), me dei mal. Como pregam os treinadores, agora sei exatamente o que me espera. E, sim, sei onde segurar o ritmo e onde soltar. Só que também estou APAVORADA (tá, há um certo exagero aqui, uma pequena licença poética...). Nessas horas, caros treinadores, tenho cá para mim que há coisas que é melhor a gente não saber...

Comentários | »

    Silmara Castilho
    03/05/2011 15h54 Apa, eu acho que é sempre bom saber!!!! Agora você já está preparada! E foi ótima!!! PARABÉNS!!!
    Dora
    27/04/2011 19h30 Apa, você vai se dar bem, tenho certeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário