segunda-feira, 25 de abril de 2011

Maratona de Boston: um sonho realizado


Na segunda-feira passada, dia 18, um amigo querido realizou um sonho. Um sonho que era dele, mas que é também o de todo maratonista: correr a maratona de Boston. Boston é uma prova especial porque não é para qualquer um. Para se inscrever, é preciso qualificação, comprovar ter feito uma prova no último ano dentro do tempo de corte determinado. A coisa vem ficando cada vez mais concorrida e, portanto, mais dura. O Roberto Stersi treina comigo na assessoria Saúde e Performance (tive o enorme prazer de correr "com ele" as maratonas de Nova York, em 2008, e Chicago, no ano passado). Quando entrei para o grupo ele já era um exemplo, já tinha corrido sua primeira maratona. Começou a correr aos 48 anos (hoje tem 55) e corre muito. Muito mesmo. Na semana passada, o professor, como é chamado na turma (além de correr muito o cara é dono de uma escola, vejam que legal), passou de exemplo a lenda. Ele conquistou a medalha que faltava para completar as cinco maratonas majors (as principais) do mundo. Já tinha corrido Nova York (duas vezes), Londres, Chicago e Berlim. Para finalizar, encaçapou Boston com o incrível tempo de 3h36min.

Pedi para o próprio Stersi contar como foi a experiência. Ele divide no texto abaixo a emoção de ter cruzado a linha. É ou não é uma lenda?

foto: Arquivo pessoal
Stersi cruza a linha de chegada, em Boston


"Quando comecei a correr, no final de 2003, aos 48 anos, não tinha muita noção do quanto este mundo da corrida é fascinante e desafiador. Buscava simplesmente melhor qualidade de vida. Mudança de foco, novos relacionamentos, tudo muito pra cima, um mundo novo, diferente e fascinante foi o que encontrei.

Planilhas semanais, os primeiros 10 k , os primeiros desafios. Comecei a ler depoimentos, escutar estórias, ver companheiros fazendo longões. Tudo ganhando espaço. Finalmente percebi que o 'bichinho da corrida' havia conquistado mais um dependente.

Em 2005, após conversar com o pessoal de minha equipe, Saúde e Performance, resolvi correr a primeira maratona, em Nova York, prova que não é a ideal para debutar. É claro que não bastava querer participar, os desafios requerem disciplina, tempo e preparo. Para os dois primeiros nunca tive problemas, já em relação ao último , minhas panturrilhas e tendões sempre me deram um certo trabalho. Me adaptando a estes obstáculos, consegui correr esta primeira maratona em 4h29, mas com muito sofrimento.

Em 2006, criou-se o evento World Marathon Majors, que reúne as maratonas de Londres, Boston, Berlim, Chicago e Nova York, as 5 Majors. Decidi então, que correria as cinco. Com o detalhe de que a de Boston exigia qualificação, isto é , ter um tempo mínimo para a prova, de acordo com a idade, é claro. Mas sempre gostei de desafios.

E assim, ano após ano, as corridas foram acontecendo:
Em 2006 - Chicago - 3h53,
2007 - Berlin - 3h36 ,
2008 , novamente Nova York - 3h32,
2009 - Londres - 3h28.

Achei então que estava no momento de correr Boston. Comecei 2010 pronto para o grande fechamento. Porém, um contratempo: meus tendões dessa vez não permitiram que eu corresse. Não consegui curar a tempo uma tendinite e precisei desistir na última hora. Foi uma frustração! Bom, sabemos que, quem está neste universo, convive com esses acontecimentos. Faz parte.

No segundo semestre de 2010, parti para Chicago e após uma prova dura, com muito calor, consegui no limite, 3h43, o tempo necessário à qualificação para Boston 2011. O índice para minha faixa etária (55 anos) é 3h45.

Início de 2011: planos, planilhas e sonhos. Desta vez, fiz a lição de casa certinha, com direito a
musculação e todo o respeito que as maratonas merecem. Finalmente em 18/abril, um dia maravilhoso, com temperatura em torno de 12 C, iniciei os 42k desta tão desejada maratona, com muita gente na rua, gritando e torcendo loucamente por todos nós.

Boston talvez seja a mais técnica de todas, com muitas descidas e subidas que parecem um imenso "minhocão". Quem já correu sabe como é traiçoeiro! Boston apresenta sua segunda metade mais difícil que a primeira, com as famosas colinas da cidadezinha de Newton, do 26k ao 34k, e terminam com a temível HEARTBREAK HILL, uma subida longa e íngreme que vai praticamente do 32k ao 34k.
Os últimos 8k são mais tranquilos na altimetria, mas após 34k, nada é fácil. Sonho realizado, terminei a corrida em 3h36.

Muita emoção com recordações vindo à tona. Cruzar a linha de chegada de qualquer prova, é a maior recompensa de um corredor. As sensações são muito intensas, alívio, vitória, recompensa, felicidade......
Valeu !

Em tempo 1: durante esses anos muitos agradecimentos são devidos, mas 3 indispensáveis: ao amigo Prof. Cláudio Castilho, diretor técnico da equipe Saúde e Performance e supervisor técnico do E.C. Pinheiros, ao jovem e dedicado prof. Leandro, e à minha inseparável e principal incentivadora, e
companheira de 33 anos, minha mulher Cristina.

Em tempo 2 : eu e a Cris já estamos inscritos para a maratona de Amsterdã em outubro/2011."

Comentários | »

    silmara castilho
    04/05/2011 11h24 PARABÉNS Stersi!! e Apa - Adorei o depoimento!
    Leandro Brito
    28/04/2011 18h25 Professor.....SHOW!!! Acompanhei pela internet e fiquei muito feliz em ver seu objetivo alcançado. Este é o resultado por tamanha dedicação!! Meus Parabéns!!!
    André Assis Pires
    28/04/2011 10h53 Professor, você é um exemplo a ser seguido! Não só um exemplo em termos de corridas, e sim um exemplo de vida! Dedicação, superação, esforço e nunca desistir dos seus sonhos. Parabéns à você e a APA pela iniciativa e um emocionante relato como esse
    Carlos Torkomian
    26/04/2011 15h17 Grande Stersi!!! Parabéns, fiquei emocionado!
    Adriano Gutierrez
    26/04/2011 08h56 "Mais do que um desejo, o que você precisa é de uma certeza. Quando você tem certeza que merece conquistar tal objetivo, quando a dúvida desaparece da sua mente, mais da metade do caminho até a sua conquista já estará vencido." Essa pequena frase mostra que o grande amigo Stersi, é um vencedor não só correndo mas também na sua vida. Forte abraço do seu amigo.
    Wilson
    25/04/2011 17h25 Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma, todo o universo conspira a seu favor. Goethe Parabéns amigo e... um forte abraço!!!
    Daniel Blois
    25/04/2011 14h14 Ídolo! Sensacional sua iniciativa Apa. Sensacional e emocionante o relato! Parabéns aos dois.
    Dora
    25/04/2011 14h11 Stersi, você é um exemplo ! O Xico e eu acompanhamos toda a prova ?on line? e foi MUITO emocionante. Parabéns ! E que ótimo saber que você e a Cris já tem mais um grande objetivo pela frente. Nos vemos nos treinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário