quarta-feira, 20 de abril de 2011

Scarlett e o velhinho descalço na ponte



Antes de mais nada: tudo o que você vai ler nas próximas linhas é a opinião de uma corredora que não é ortopedista, nem fisioterapeuta, nem dona de empresa que fabrica tênis. Palavras de uma jornalista que corre, nada além disso. Zero de propriedade técnica. O tema está na moda e, sempre que pinta em alguma rodinha por onde estou, rende faísca. O barefoot running, ou o correr descalço, vem ganhando mais e mais adeptos (veja na foto aí acima a atriz Scarlett johansson correndo com o namorado, o ator Sean Penn, usando um Five Fingers, uma espécie de sapatilha que apenas protege os pés do terreno, no lugar do tradicional tênis). Há quem defenda, há quem execre. Minha opinião sobre o assunto ainda engatinha, é só uma impressão mal formatada da coisa. Nunca tentei correr descalça (a não ser na areia fofa). A bem da verdade, outro dia arrisquei usar um tênis minimal (com menos amortecimento) e já achei desconfortável. Senti dor no tornozelo depois. Estou uns quilos acima do meu peso, o que pode fazer diferença. Para mim, peso extra pede amortecimento extra (opinião de leiga, só pra lembrar!).

Resolvi escrever sobre o tema, mesmo sem propriedade do assunto, porque na Corrida da Ponte, no domingo, um senhor dos seus 65 anos, cabelos e barba brancos, emparelhou comigo por volta do km 8. Usava uma regata das antigas (certeza que ele já era corredor na década de 80, quando as primeiras edições da corrida aconteceram), com seu nome nas costas: Chicão. Nos pés, não usava nada. Era a sola direto no asfalto quente (e, imagino, ele estava beeeeeem quente!). Foram cerca de 400 metros do lado dele, estávamos mais ou menos no mesmo ritmo. Certamente seu Chicão estava confortável, mas aquele plaft, plaft, plaft da sola do pé do seu Chicão estatelando no asfalto quente me fez sofrer. Tirou a minha concentração num grau, me incomodou tanto, que fui obrigada a apertar o passo para abrir uma certa distância e não ouvir mais nada. Juro que queria ter encontrado seu Chicão novamente depois da chegada, para ver em que estado estavam as solas de seus pés, mas não rolou. Ficou em mim apenas a impressão de que aquilo era uma das maiores loucuras que já tinha presenciado no mundo das corridas... 
Comentários | »

    Dora
    25/04/2011 14h13 Jamais me arriscaria... só de pisar na areia quente das praias no verão já fico com a sola ardendo, sem falar nas bolhas...
    Vivi
    20/04/2011 18h05 Cruzei com uma menina de 5fingers ao final da meia da Disney e ela mal conseguia andar...
    Dalton Ferreira
    20/04/2011 17h54 Aqui em cuiaba/mt que o tempo é sempre em torno de 36 a 38 graus encontramos varios corredores de pes descalço nas corridas de rua daqui. Com relaçao a tenis minimo é preciso um tempo grande de adaptação a eles e neste perido tera dores no tornozelo e no tendao de aquiles pois estarao mais alongados. Meu blog www.esportescuiaba.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário