quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Novidades na São Silvestre 2010

A Yescom, empresa que organiza a São Silvestre, anunciou algumas novidades para a edição deste ano, a 86a. da prova de corrida mais tradicional do país. Entre todas elas, uma eu aprovei e outra odiei. A legal é que o chip agora é descartável, uma espécie de fita adesiva que vai grudada no cadarço.

No exterior este chip já é bastante popular. Corri a maratona de Chicago em outubro, achei o máximo da modernização, coisa de prova top americana. Mas, uma semana depois, participei de uma corrida beneficente de 3k na pequena comunidade de Hinsdale, vizinha a Chicago, e o mesmo chip descartável foi distribuído. Virou oficial. Agora, pelo jeito, ele chega ao Brasil. Ajuda, e muito, na muvuca pós prova. São 21 mil participantes na São Silvestre. E todos antes tinham de cruzar a linha, agachar, desamarrar o cadarço para tirar e devolver o chip. Um atraso que atrapalhava demais (fora o esforço para o corredor, que precisa agachar com pernas já podres) e não vai mais existir.

Mas outra medida tomada também para evitar a muvuca eu desaprovei: a medalha de participação será entregue no kit, aquele que você retira um dia ANTES de correr. Ah, aí não tem graça. A medalha é uma lembrança para quem vai lá, se espreme na multidão na largada, sua a camisa, percorre os 15k, sobe a Brigadeiro e cruza a linha. Basta um esquema de entrega eficiente da medalha na chegada que não tem stress. O corredor não precisa nem parar para pega-la, segue caminhando, pega, e ruma para casa. Estou certa ou sou cri cri demais?

Comentários | »

    Dora
    30/12/2010 00h40 Em todo lugar estamos ouvindo reclamações sobre a medalha. Será que a Yescom não percebe???
    Antonio
    28/12/2010 15h40 Nunca mais vi a SS desde que mudaram seu horário, acontecia à noite, terminava por volta de meia noite em SP. Perdeu a graça.
    Celso Sales
    17/12/2010 21h11 É absurdo o que a Yescon vem praticando ultimamente, primeiro a proibilçao das handcycles de suas provas e agora o anuncio do recebimento da medalha antes da prova, é muito desrespeito com o corredor gente ! É essa a empresa que vai fazer a maratona de Sampa ? Yescon tô fora ..
    Mônica Queiroz
    17/12/2010 17h48 OI Ana... vim para o site por indicação de uma amiga em comum! Vou participar da São Silvestre pela primeira vez e, assim como você me agradei com uma iniciativa e fiquei desanimada com outra! Já corri com chip descartável, achei ótimo a iniciativa! Mas a medalha achei chato! O melhor é terminar o desafio, seja lá qual for, e receber a medalha depois, é a satisfação de todo o esforço! Vou deixar a minha com amigos que assistirão a prova e vou querer que me coloquem pós prova! bjo... parabéns pelo blog!
    Shigueo
    17/12/2010 17h05 A preocupação com o encontrão de corredores com os festeiros de ano novo é válida. A solução foi ridícula. Parece ser coisa de quem não se atentou ao "detalhe" a tempo e teve que arranjar uma solução de última hora. Menos mal que este ano não vou correr a SS, mas sinto muito pelos meus amigos que estarão lá. Aliás, é isso que vale. Os amigos. A corrida em si está "piorecendo".
    denis titato
    17/12/2010 13h52 yescom e corpore os corredores de verdade deveriam boicotar essas empresas, fazem corridas só pensando no lucro, nunca pensam nos corredores. Deveria ser lei, toda corrida teria que ter premiaçao por faixa etária. Entregar medalha antes da corrida é piada, ai o cara nem vai e tem medalha, que ABSURDO.
    Ana Paula Alfano
    17/12/2010 11h23 Mestre Claudio Castilho (meu treinador, aliás) falou tudo: o caso da medalha é barbárie. Deve ser algo inédito no mundo. Nas Maratonas de NY, Berlim e Chicago, que já corri, há 40 mil pessoas, o dobro da Sao Silvestre, e nenhuma muvica. Medalha no peito com um "congratulations" no fim da prova. Não tem preço.
    Karina Villar
    17/12/2010 09h12 Sobre o chip descratável já está sendo usado aqui, experimentei numa prova do Circuito Sesc de Corrida em São Paulo e realmente é muito prático e quanto a medalha conordo plenamente com nosso colega, quem determinou essa "piada" não é corredor....lamentável!
    Cláudio Castilho
    17/12/2010 00h48 Apa, parabéns pelo blog, show! Sobre suas considerações, concordo...pena que os organizadores não entendem que enquanto não respeitarem detalhes simbolicos e das muitas coisas que movem os corredores a enfrentar desafios que muitos não pagando entrariam, vamos continuar a ver barbaries como esta da medalha. Certamente quem deu a idéia ou definiu isso nunca correu uma prova na vida.
    Marcelo Bastos
    17/12/2010 00h27 O chip não é coisa top americana. Pois, na Corrida do Círio 2010, realizada em outubro aqui em Belém do Pará já usamos este tipo de "tecnologia". Realmente é muito prático e confortável.
    Isabel
    17/12/2010 00h12 Já participei de duas corridas com o chip descartavel...e aprovei agora qto a medalha no kit é mais q inovação é banalização...A medalha deixou de ser para aqueles que correm e conclui a prova e sim para os que pagam....lamentavel!!!!
    Pati Gomes
    16/12/2010 23h24 Ana, acho que é mais do que banalização, é desprezar o esforço do corredor... A SS é uma prova tradicional, participam pessoas do país inteiro, às vezes o cara economiza o ano inteiro para fazer a prova. Aí chega a organização (que parece não entender de corrida) e numa aparente "racionalização", extingue o gesto mais importante pro corredor? Não dá! Eu, por exemplo, saio de BH às 10hs da manhã do dia 31, chego praticamente na hora da prova, olha o esforço!
    Daniel Blois
    16/12/2010 19h58 Certíssima! Também acho que a medalha se conquista!
    Ana Paula Alfano
    16/12/2010 19h25 Mais uma banalização da São Silvestre, né, Vicent? Medalha a gente conquista, não compra!
    vicentsobrinho
    16/12/2010 19h21 Parabéns APA - É isso mesmo! Veja o que publiquei em São Silvestre e a Bananalização da Medalha - http://revistacontrarelogio.com.br/blogs/corrida-viva/ bjs
    Denise Castanho
    16/12/2010 17h08 Ana, parabéns pelo blog! Não conheço o chip descartável (vou conhecê-lo na São Silvestre...), mas agachar com as pernas podres pra tirar o chip é demais mesmo! Nao gostei da medalha ser entrega no kit! Que sem graça!!! A melhor parte é recebê-la depois de todo esforço e alegria de terminar a prova!! Uma pena...
    Alex Balint
    16/12/2010 16h53 sabado passado na corrida pela cidadania experimentei o tal chip descartável, aprovado ! sobre a medalha antes da São Silvestre, talvez eu corra com ela no peito então !

Nenhum comentário:

Postar um comentário