sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

A polêmica da medalha da São Silvestre 2010

A organização da São Silvestre, mais famosa corrida de rua do Brasil, que este ano tem 21 mil inscritos, anunciou que a medalha da prova será entregue antes mesmo de ela acontecer, como já foi postado aqui neste blog. A peça virá no kit do corredor, junto com um chip descartável e o número de peito. Isso quer dizer que todo mundo que pagou a inscrição automaticamente leva a medalha. Não interessa se a pessoa de fato foi lá correr, suou a camisa, treinou meses para isso, perdeu o fôlego na subida da Brigadeiro mas não desistiu e cruzou a linha de chegada. Aliás, quem quiser ostentar a medalha no peito após a alegria de cruzar a linha terá de levar o brinde no bolso do short, senão nada feito. É uma inversão absurda de valores, como se uma medalha não passasse de mero objeto de lata. Os participantes logo protestaram no Twitter. E um dos organizadores da prova tentou explicar a decisão: todo ano a medalha era distribuída no terreno de um casarão da Paulista que agora está em obras, não mais disponível. Com medo de tumulto no meio da avenida, eles pensaram nesta medida para que a dispersão seja mais rápida. Desculpa esfarrapada, a meu ver. Já participei de três maratonas internacionais que tinham mais de 40 mil inscritos. O segredo para não dar tumulto? Eficiência. Bota mais gente entregando a medalha. Demora-se segundos para ela ser entregue. Segundos. Se a entrega for organizada, claro. Diante da novidade, provavelmente um feito inédito em corridas mundo afora, os corredores se rebelaram no Twitter. Veja alguns dos comentários (Quer se juntar a eles? Então bote a boca no trombone também e proteste aqui).

@CarlaoCaninha44 - São Silvestre 2010, compre o kit com camiseta, medalha e chip e leve totalmente de graça uma corrida de 15km!!

@YaraAchoa - Imagine a cena: voc~e acaba de correr a São Silvestre, tira a medalha do bolso e coloca no pescoço. Lamentável...

@CorreGuto - O que levar para correr a São Silvestre: boné, carboidrato gel, chip e... ah, sim, claro, a medalha.

@SSilvestre2010 - Vendemos calção de corrida especial para a São Silvestre, com bolso próprio para colocar a medalha!!! Peça já o seu!!!

@patusco - São Silvestre está igual a faculdade que você passa em frente, deixa o CPF e sai matriculado.

@antoniocolucci - Dica p/ a São Silvestre, retire o KIT e deixe a MEDALHA lá! Fala que vc quer receber na Paulista, no pescoço, depois de completar a prova.

@alexsilva_rj - Nem vou mais correr a São Silvestre. Vão entregar a medalha junto com o kit, que graça tem isso?

@joelleitao - Atenção @yescom (organizadora da prova), quero meu dinheiro de volta! Não há lógica em receber a medalha sem ter corrido.

Comentários | »

    francineide domingues
    03/01/2011 21h52 Que vergonha, nunca pensei que passaria por um vexame desse, ver se pode sair do rio,para são paulo, me preparei, o ano todo para correr e depois receber á medalha antes da prova, decepcionante!!! estou chocada hahahahaha.
    Edmar
    31/12/2010 12h12 quem não está inscrito pode correr?
    daniel
    30/12/2010 13h48 YESCOM e REDE GLOBO estão acabando com a S. Silvestre a Corpore deveria assumir a organização
    Sandra
    30/12/2010 12h49 Já corri 24 São Silvestres, desde do tempo que se ganhava um diploma e a corrida era a noite, fiquei indignada, pois a minha alegria era completar a prova e receber a minha medalha, pois quem completava a prova recebia a medalha, a Rede Globo é a culpada, pois quando fui retirar o kit, fui informada da mudança, pois a Globo quer a Paulista vazia mais cedo para arrumar tudo para a Festa de Final de Ano, aliás a Globo acaba com tudo, nós mulheres sentimos na pele, pois lembram que nós corríamos no horários de verão às duas da tarde, quem inventou isso foi a Globo, infelizmente quem tem dinheiro manda, mas realmente perdi a graça, correr por correr, treinei o ano todo, e inclusive um amigo meu que não corre falou que ano que vem vai pagar e ganhar a medalha e irá mostrar pra todos dizendo que correu... assim é fácil, mas espero que alguém de bom senso, não da Globo, tome uma medida urgente, pois nunca ví uma corrida internacional, grandiosa como essa, se ganhar a medalha antes, só aqui no Brasil, coisa feia.   
Mauricio
    29/12/2010 20h48 O valor aumenta todo ano e nem água gelada tem durante o percurso. Só para os ponteiros... Quando o atleta amador (que praticamente paga toda a infra-estrutura da prova) passa, só tem água quente... Este ano aumentou o valor o número de participantes e diminuíram o número do pessoal de apoio... Se não tem área para entregar a medalha alegando falta de segurança, façam como nos estádios de futebol: limitem o numero de torcedores, no caso da prova, limitem o numero de inscritos. Quando comecei a correr a SS eram permitidas no máximo 15.000 inscrições, e este ano já venderam mais de 21.000 medalhas (entenderam o trocadilho?). Se não tem área para entrega a medalha no final, problema da organização. Estamos pagando muito caro para uma corrida que é um lixo de organização e que cada ano fica pior. A entrega da medalha antecipada vai virar piada mundo afora. A SS é uma corrida internacional, lembram-se? E ainda tiramos o sarro dos portugueses... Alem disto, a entrega antecipada desmotiva muito qualquer atleta. Antes ela só era entregue a quem completasse a prova em no máximo 2 horas, ou seja, obrigava o corredor a pelo menos treinar para participar de um evento internacional. Hoje basta ?comprar? a sua e se vangloriar da participação da maior corrida de rua da América do Sul. Agora toda da família pode ter uma medalha da SS. Compra o kit, faz um quilometro na esteira e põe a medalha no peito. Imaginem no serviço a na família o questionamento inevitável (que antes não era feito): -Mas você correu a São Silvestre? Duvido! Lamentável. Espero que alguém faça alguma coisa, porque o Sr Thadeus Kassabian, diretor de operações da empresa organizadora da competição (YESCOM) acha que a idéia dele é ótima. Perguntem aos corredores, façam enquetes pesquisas etc. Depois tomem a decisão. São Silvestre 2010, esperamos melhoras e atitudes para a prova de 2011!!!
    VALMIR
    29/12/2010 12h18 Será que no KIT dos Quenianos virá troféu, um cheque e a coroa de louros? Absurdo!
    MARCELO BEVIANI
    28/12/2010 20h27 ABSURDO ENTREGAR A MEDALHA ANTES DA CORRIDA, ISSO TUDO PARA NÃO TER TRABALHO APÓS A CORRIDA, FALTA DE CAPACIDADE DE ORGANIZAÇÃO, NÃO CONSIGO ENTENDER UMA CORRIDA TÃO IMPORTANTE/POPULAR, UMA FALTA DE ORGANIZAÇÃO DESSA ATITUDE MEDÍOCRE,POBRE,INFELIZ FALTA DE RESPEITO, VIROU A CORRIDA DA MÃE JOANA SEM PALAVRAS
    MARCELO BEVIANI
    28/12/2010 20h26 ABSURDO ENTREGAR A MEDALHA ANTES DA CORRIDA, ISSO TUDO PARA NÃO TER TRABALHO APÓS A CORRIDA, FALTA DE CAPACIDADE DE ORGANIZAÇÃO, NÃO CONSIGO ENTENDER UMA CORRIDA TÃO IMPORTANTE/POPULAR, UMA FALTA DE ORGANIZAÇÃO DESSA ATITUDE MEDÍOCRE,POBRE,INFELIZ SEM PALAVRAS
    Cleiton
    28/12/2010 09h54 Sugestão: já que a medalha vai ser entregue antes, mande a minha pelo correio que eu corro 15KM aqui perto de casa mesmo, prometo fazer isso no mesmo horário da prova em São Paulo, assim, não haverá tumulto na Avenida Paulista. Respeitem a maior corrida e os corredores do BRASIL.
    Haroldo Nomuara
    27/12/2010 15h44 Acho que a melhor coisa seria a "medalha" estar impressa no número do peito, assim, economiza material e todo mundo corre com medalha impressa....palhaçada...que sentimento de dever cumprido vamos ter depois da chegada..com suor e endorfina a mil...sem ter o prazer de ganhar a medalha...podiam dar desconto para quem correu a SS do ano passado, assim aproveitava a mesma medalha..
    Jhon Jeremy
    26/12/2010 12h59 Não é bem assim , tem o chip , quem nao correr nao tem o tempo cronometrado , o Chip é unico dispositivo que registra o que foi feito durante o percurso , por isso nao adianta pegar o kit com a medalha e ir embora , quem por ventura o fizer , nao tera o seu nome na lista de Resultados , em falar que ainda existem fotografos posicionados durante o percurso em pontos estrategicos , com isso podemos ver algumas fotos baseadas no numero de peito.
    Nelson
    20/12/2010 15h54 Existem dois tipos de pessoas que participam desta prova. Aqueles que querem aparecer, e os que treinaram o ano inteiro para superar seus limites na tão sonhada S.Silvestre. Os que querem aparecer com certeza sequer possuem a idéia de terminar a prova... já presenciei muitos desses pegando taxi, cortando caminho e depois chegando a paulista com a maior cara de pau para passar na linha de chegada. Definitivamente é a solução mais absurda e as respostas mas idiotas para defender algo que faltou ser pensado melhor!
    gustavo
    19/12/2010 23h52 (1) Chegamos no dia com a medalha no peito, e jogamos ela fora em um canto (alguém tem que vigiar) até que forme um monte. E ai chama a Globo pra filmar. ou (2) Todo mundo vem com uma banana pendurada no peito, afinal essa é a verdadeira medalha dessa prova. Se quiser correr com ela, melhor ainda. Pode até comer no trajeto. Só não jogue a a casca no chão! hAhaha
    Vicent Sobrinho
    18/12/2010 19h39 Corra a São Silvestre com a medalha no peito. Na chegada a banana está garantida!
    Vicent Sobrinho
    18/12/2010 19h38 A Banana está garantida no Final. Mas, a sensação que você vai ter ao retirar o Kit e ver a medalha lá no fundo do saco, isso antes de correr, será como uma banana, uma bananalização da corrida que você ainda nem fez?! Boa sorte!
    Gutão
    18/12/2010 18h50 Total falta de respeito com o corredor... Assim eu não corro! rss @correguto -
    Jarde Honorato Silva
    18/12/2010 14h20 A alegria da prova é terminá-la e receber a medalha no final, para guardá-la no quadro de medalhas e mostrá-la aos filhos, dizendo com orgulho: Essa prova foi ótima, baixei meu tempo, veja a medalha pra provar. Agora, isso acabaou. YESCOM, tô fora, nuca mais corro prova organizada por vocês. Sorte ainda não me inscrevi na Maratona de SP 2011....
    Celso Sales
    17/12/2010 21h09 É absurdo o que a Yescon vem praticando ultimamente, primeiro a proibilçao das handcycles de suas provas e agora o anuncio do recebimento da medalha antes da prova, é muito desrespeito com o corredor gente ! É essa a empresa que vai fazer a maratona de Sampa ? Yescon tô fora ..
    Shigueo
    17/12/2010 20h47 Já que é uma inversão de valores, manda todo mundo correr ao contrário. Imagina o pessoal descendo a brigadeiro! kkk Ia causar o maior fuzuê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário