quinta-feira, 14 de julho de 2011

Treino de velocidade na esteira: uma sessão de tortura

Hoje fiz uma loucura. Perdi a hora do treino de manhã e não teria outro jeito de cumprir a planilha da semana: era esteira ou nada. Sabia que ia sofrer, primeiro porque estou acostumada a só correr no parque ou nas ruas, nunca na esteira. Segundo porque a planilha de hoje era matadora: 2X (4X1000m, p.a. 75'') g.p. 4''. Para quem não entendeu nada a coisa tinha de ser assim: 1km em velocidade forte, 1 minuto e 15 segundos de trote, mais 1km, mais trote. Isso quatro vezes. Aí descansava 4 minutos num trote leve e repetia a série toda.

Dá para imaginar OITO tiros de um quilômetro numa esteira? É, foi duro.

Primeiro perguntei para o instrutor se eu podia programar a esteira para esse tipo de treino. Ele riu. Claro, né, eu louca achando que a esteira é o meu Garmin... "Não dá, não, ela até tem uns programas, mas que já vêm de fábrica", ele explicou. Daí, como o programa do meu treinador não estava incluído no pacote, teria de controlar tudo eu mesma, no cronômetro.

Outro problema da esteira: ela, obviamente, não funciona tão bem quanto nossas pernocas. Era aumentar a velocidade (ou diminuir) e esperar uns segundos até ela chegar no número desejado. Achei horrível terminar o tiro com "sangue na boca", batimento a mil por hora, e não poder frear de uma vez para recuperar o fôlego.

Mas, de longe, o pior mesmo da esteira é a quilometragem não passar. Juro, tinha hora que eu achei que o reloginho estava quebrado. 6,1 quilômetros... Eu dava passadas, passadas, passadas, olhava de novo e... 6,1 quilômetros. Xinguei a bichinha várias vezes.

Uma hora e 15 de treino, 12 quilômetros no total, que pareceram as quatros horas de uma maratona (postei isso no twitter e um amigo contou que uma vez fez um treino de 30Km na esteira, inimaginável!). Foi longo demais. E chato. Mas a sensação no final foi aquela coisa boa que vem depois do exercício. Com um bônus delicioso: a sensação de planilha cumprida.

Em homenagem ao treino de hoje, um vídeo divertido (juro que me saí melhor do que ele!).



Comentários | »

    jannete
    23/07/2011 00h04 Oi estou planejando ir a correr e quero saber se há grupos no Ibirapuera .... Eu quero participar, para fazer algumas pequenas maratona.
    JOSE MESSIAS ROSA
    21/07/2011 20h40 Faco meus treinos no Parque da Independencia e la consigo fazer ate os longos(varias voltas de 1 KM) , mas os treinos de ritmo as sextas faco na esteira onde consigo ter um controle melhor da velocidade pretendida . Estou treinando para uma maratona em San Antonio(Texas) em 13/11 . Sera a minha terceira , mas sera a primeira como corredor . Nas outras duas fui corredor/caminhante .
    Ana Alfano
    19/07/2011 14h40 Olá, Robson. Nesta minha planilha meu treinador leva em consideração o fato de eu estar treinando para a minha quarta maratona. No geral, as planilhas de quem vai fazer sua estreia na distância tende a ser diferente. Há uma adaptação maior, um preparo maior, e um cuidado maior para evitar lesões. Sugiro você conversar com algum professor de eduação física que possa preparar uma planilha com este objetivo.
    Robson
    18/07/2011 18h50 Ana, estou querendo iniciar uma preparação para correr, pelo menos, uma maratona no ano que vem... ainda não corri nenhuma, tenho ficado apenas nas meias... na última meia maratona que corri, fiz em 1h 50 min... vc acha que essa planilha que vc usa serviria para mim? Teria como vc me mandar? Beijos
    Ana Landi
    14/07/2011 17h29 Foi na Bio? A da minha unidade dá pra programar sim, Apinha....Dá para colocar qualquer treino intervalado por tempo ou KM...Beijocas

Nenhum comentário:

Postar um comentário