quinta-feira, 24 de março de 2011

Chile também desrespeita seus corredores de rua

A notícia me foi enviada pela amiga Dora Mendes, que vai para o Chile agora em abril correr 10 km dentro da Maratona de Santiago. Pelo jeito não são só os organizadores brasileiros que ignoram os corredores, não. A dez dias da prova, que acontece em 3 de abril, mudaram o horário da largada, que antes seria às 8h, para as 9h.

Para quem não corre, uma horinha de diferença pode parecer uma grande bobagem. Mas, segundo define a própria Dora no email que me enviou, "isso é pior do que entregar a medalha da São Silvestre antes da hora". Imagine para quem vai correr 42km, algo em torno de quatro a cinco horas de corrida (para a grande maioria dos mortais), numa cidade que fica aqui pelo trópicos, o quanto essa uma hora piora as coisas....

No site da prova há uma tentativa de explicação dos organizadores, que não se pronunciaram. Diz ali que é para os corredores terem melhor acesso à largada por transporte público (o metrô só abre às 7h), e para eles terem maior apoio do público, nas ruas. Ora, abram o metrô mais cedo (parece que na véspera ele fechará mais tarde, por conta de um festival de rock). E o público que vá para as ruas mais cedo também. Um corredor cozinhar debaixo do sol do meio-dia só para o seu primo que vai carregar o cartaz com seu nome acordar mais tarde? Não faz sentido nenhum...

A notícia, claro, caiu como uma bomba na comunidade da maratona no Facebook. Veja abaixo alguns dos cometários na página do evento:


Gabriela Orellana: "Queremos a devolução do dinheiro, porque nos inscrevemos sob outras condições".

Christian Manzur: "Exigimos algum pronunciamento da organização, alguma desculpa ou explicação para a mudança" (Sim, não houve explicações oficiais até agora).

Gaston Torres: "Em nenhuma parte do mundo, só no Chile, uma maratona larga às 9h da manhã."  (A de São Paulo larga às 8h30, está quase lá, amigo!)

Antonio Benavides: "Mudar o horário a duas semanas da prova é uma falta de respeito com todos os atletas. O calor nos matará nos últimos quilômetros."

Pablo Meza: "Nota-se que nenhum dos organizadores corre 42km!"

Francisco Vásquez: "É insólito que nenhum dos organizadores se digne a sequer mostrar a cara. Acham que isso aconteceria em alguma das grandes maratonas do mundo? Não. Isso apenas confirma como o esporte em nosso país não é levado a sério."

Nenhum comentário:

Postar um comentário