terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Dora e a experiência de correr a primeira São Silvestre

No dia 31 acordei e tomei um bom café da manhã. Tentei fingir que não estava nervosa, mas estava! Tinha sonhado com a São Silvestre e, no meu sonho, eu dizia a mim mesma: "você não tem que se preocupar, não é atleta de elite, não vive disso, está inscrita porque quer? relaxe!". Mas estava tensa. Confesso que nunca tinha ficado preocupada com nenhuma corrida, era a primeira vez. Eu tinha que cruzar a linha de chegada, senão sabia que ficaria muito triste.

Comecei a separar as coisas: coloquei em cima da cama a camiseta, o short novo que tinha acabado de chegar dos EUA (comprei um cheio de bolsos para colocar gel de carboidrato), Polar, boné, meia. Prendi o chip descartável no tênis. Bebi bastante água. Almocei cedo, fiz um macarrão com tomate e um pouco de queijo.

Às 15hs ficamos prontos, eu e meu marido, o Xico, que também correu a prova. Fomos de carro até a estação Vila Madalena do Metrô e de lá seguimos até a Estação Trianon. Já no metrô já começamos a "entrar no clima da corrida", pois encontramos muitos atletas indo para a Paulista.

Chegamos até o ponto de encontro dos amigos da assessoria esportiva onde treino. Foi bom chegar com antecedência porque conversamos, tiramos fotos, ouvimos as últimas instruções -- tudo isso ajudou a descontrair. Alongamos e fomos para perto da largada. A barriga gelou.

Havia muita gente e, conforme previsto, até a Consolação é praticamente impossível começar a correr mesmo. No fim da Consolação já daria para eu aumentar o ritmo, mas seguimos, em e minha fiel companheira Silmara, as instruções de segurar um pouco, não apertar o passo. Comecei a curtir a prova, mas achei difícil olhar muito para os lados. É gente demais muito próximo de você, esbarrando, empurrando... Fiquei com medo de cair e decidi me manter concetrada na corrida.

No Centro há muitas curvas e irregularidades no chão, então o ritmo não era o mesmo de outras corridas e dos meus treinos, estava mais lenta. Mas eu já tinha resolvido que não me preocuparia com tempo na São Silvestre, iria no ritmo que fosse possível. Na Praça da República, uma surpresa: um amigo nosso que mora em Brasília, que treina na mesma assessoria, mas que recebe planilhas por e-mail, estava lá na calçada, assistindo. Foi ótimo ouvir alguém do público gritar nossos nomes, desejar boa prova. Seguimos em frente. No Minhocão tudo afunilou bastante e novamente fomos "espremidos" uns contra os outros. Mas gostei desse pedaço da prova. Há um monte de gente nas janelas dos prédios ao redor do Minhocão, apoiando os corredores. Estava por ali quando ouvi que Marilson tinha vencido a prova. Fiquei super feliz!

Peguei água em todos os pontos, mas bebi pouco, dava um gole só para me refrescar. Logo chegou a Av. Rudge, que para muitos amigos é a pior parte da prova. Bom, continuo achando que não é. Eu estava confortável, apesar do ritmo lento. Logo avistei o Teatro Municipal. E, mais um pouco, vi a placa da Brigadeiro. Comecei mantendo o ritmo mas, na subida, reduzi. Subidas são o meu fraco e tive de puxar o freio. Fui firme até o final, mas em ritmo lento.

Minha meta era completar a prova abaixo das duas horas. Quando cheguei na parte quase plana da Brigadeiro, já lá em cima, próximo à Av. Paulista, consegui retomar o ritmo. Vi minha irmã e minha sobrinha, que fez questão de ir tirar fotos minhas e dar apoio moral (ela só tem 10 anos, mas estava empolgadíssima). Ganhei energia extra ao vê-las. Apertei para cruzar a chegada e cumprir a minha meta. Consegui, fiz o percurso em 1:54:10.  E o melhor: cheguei inteira, sem dores, feliz.

Ainda corri até a Rua Pamplona, para encontrar meus queridos treinadores e amigos, que tanto me ajudaram nessa conquista, que ouviram minhas reclamações e "choradeiras". Obrigada pela força, galera.

Ah, tivemos muita sorte com o tempo, não tinha Sol, não choveu, perfeito para uma São Silvestre.

E nunca vou esquecer que estreei na prova no mesmo ano em que Marilson foi tri-campeão, que orgulho !


Feliz 2011 para todos!

Comentários | »

   Renata
    06/01/2011 16h16 Que lindo! Super emocionante! Parabéns Dora, espero ler vários relatos das suas provas em 2011!
    Alice Fares
    05/01/2011 23h10 Adorei ler o seu relato Dora... Parabéns pela conquista, e sucesso sempre!!! Fiquei o tempo todo pensando em vc e falando para todos, minha amiga está correndo a São Silvestre!!! que orgulho de vc!!! Tinha certeza que você conseguiria!
    Poliana
    05/01/2011 20h42 Parabéns Dora! Que máximo! Você se superou!!! Uma grande conquista!
    Dora Mendes
    05/01/2011 17h11 Obrigada !
    Malu
    05/01/2011 15h39 Admiro muito você pela sua garra e determinação. Parabéns por mais essa conquista. Feliz 2011!!
    Simone
    05/01/2011 15h16 Parabéns, Dora! Grande vitória para fechar 2010 com chave de ouro. Que venha 2011...


São Silvestre: um espetáculo para os olhos
Postado 31/12/2010, às 18:08

Um diretor de teatro que é dirigido, um fotógrafo que é fotografado, um jornalista que é entrevistado... Mudar de lado nessas atividades é quase sempre desconfortável. Você se sente um peixe fora d'água, apesar de saber bem como deve agir em cena, ou posar para a foto, ou dar uma resposta que renda uma bela matéria.

Na corrida as coisas não são bem assim. Hoje mudei de lado. No meio do fechamento do jornal, desci para ver a elite passar pela Avenida Ipiranga, na São Silvestre. Sem o tênis nos pés (hoje vim trabalhar de Havaianas, vejam que folga), cavei meu lugar na calçada para ver os profissionais no assunto passarem. Não há absolutamente nada de desconfortável em mudar de lado neste caso.

Amadora pangaré que sou, fiquei de queixo caído, arrepiada com aquela postura toda, velocidade toda, concentração toda. Deu coceguinhas, claro, uma vontade louca de estar correndo também (ainda mais que o Sol deu trégua, o dia estava ótimo para completar bem a prova). Mas fiquei feliz por, neste dia, ser apenas uma mera (e maravilhada) espectadora.

Comentários | »

    Dora
    01/01/2011 16h16 Fico maravilhada também. E na Brigadeiro, onde vou em um trotinho leve (muita gente pode até pensar que nem estou correndo... rsrsrs) os atletas de elite correm muito, em um ritmo forte, levantando as pernas, fazendo-as rodar, cada passada vai deixando a subida para trás. Eles são incríveis !


Deu preguiça? Treine junto com um (ou mais) amigo
Postado 30/12/2010, às 14:11


Ontem podia ter dormido até mais tarde. Quando o despertador tocou, às 7h15, o primeiro impulso foi o de jogá-lo longe e seguir ali, com a cabeça no travesseiro. Mas eu tinha combinado de encontrar a Mariana, uma amiga da corrida, para um treino no Ibirapuera. "Às 8h na estátua do porquinho, ok?", tínhamos acertado na véspera. O jeito foi calçar o tênis e seguir para lá. E foi uma delícia.

Marcar uma corridinha com alguém é provavelmente o melhor antídoto contra a preguiça. A Mariana assim que me viu apontar no portão também confessou: "Ah, se a gente não tivesse combinado eu não teria vindo também." Teriam sido 50 minutos de treino, de cada uma, enforcados. A Dora, que vem contado aqui no blog sobre sua experiência de estrear na São Silvestre, ontem enviou um texto e a foto aí ao lado, exatamente sobre este mesmo assunto. Ela teve, durante os meses de treino para a prova, a companhia da amiga Silmara Castilho, que também correrá a São Silvestre pela primeira vez amanhã. leia o depoimento da Dora:

"Ter uma companheira de treinos é maravilhoso. Nos dias do longão, é ótimo ter alguém para conversar um pouquinho. Já nos treinos de "tiros", dá para dividir a dificuldade com a amiga. E, nas provas, naquela hora em que o cansaço aparece e você tem vontade de parar ou diminuir o ritmo, ela está ali, ao seu lado, e você sabe que não pode fazer isso, que tem que se manter acompanhando. É muito bom treinar com a Silmara. Muitas vezes não sei o que seria de mim sem ela. Só o fato de estar ao meu lado já me incentivava muito. Ontem fizemos o nosso último treino, antes da São Silvestre. Amanhã largaremos juntas. E, para quem acha pouco, já fizemos alguns planos mais ousados para 2011..."

Comentários | »

    Walkiria
    30/12/2010 21h51 Dora, parabéns pela determinação e por chegar até aqui! Agora falta pouco, é amanhã!!! Conte com minha torcida, excelente prova, que tudo "corra" bem!!! Bjs


Dora foi buscar seu kit da São Silvestre (e, de quebra, trouxe a medalha)
Postado 29/12/2010, às 16:30

A Dora, que este ano vai correr a São Silvestre pela primeira vez e decidiu dividir esta experiência com a gente, aqui no blog, já está com o seu kit da prova em mãos (e, de quebra, também com a medalha no peito, já que ela foi entregue junto).

Dora está animadíssima, mas confessa que parte desta animação miou com o balde de água gelada que foi a notícia de que a medalha viria antes mesmo de ela cruzar a linha de chegada. Indignada, Dora resolveu escrever para a Yescom, organizadora da prova. E conta aqui qual foi a resposta que recebeu deles:

Mandei um e-mail para a YESCOM falando sobre o absurdo da entrega da medalha junto com o kit e não apenas no final da prova. Após 5 minutos da minha reclamação, recebi essa resposta padrão. Achei péssimo !

Prezada Participante,

Agradecemos o seu contato com a Organização. Em resposta a sua solicitação esclarecemos que:

Com o objetivo de oferecer segurança e conforto aos corredores no término da prova e um fluxo adequado na dispersão entregaremos a medalha junto com o kit de participação e usaremos o chip descartável.

A região da Avenida Paulista recebe dois grandes eventos, sendo eles o Réveillon e a São Silvestre além de diversas atividades relacionadas ao Natal para tanto estamos buscando oferecer conforto e segurança aos corredores.

É importante ficar atento aos novos horários de interdição e localização dos serviços, pontos de largada e chegada, horários de entrega de kit de participação, postos de hidratação e atendimento médico.

Não serão entregues kits no dia da prova.
Qualquer dúvida, estamos a sua disposição.

Obrigado.

Atenciosamente,
Yescom/ Organização Técnica

Comentários | »

    Poliana H
    29/12/2010 19h16 Estou torcendo!!! Medalha antes da corrida é meio estranho, hein?
    Dora
    29/12/2010 18h57 Queria tanto só receber essa medalha no final !


Estreante treina duro para a São Silvestre
Postado 28/12/2010, às 13:18

O blog da Dora, que vai correr a famosa São Silvestre pela primeira vez, ficou parado uma semaninha, tempo que esta blogueira que vos escreve tirou de folga natalina. A poucos dias da prova, aqui vai mais um episódio da saga da fotógrafa nos treinos para encarar os 15 quilômetros, com direito à temida Brigadeiro.
"Todo mundo que corre sabe da importância que é ter uma São Silvestre no curriculum.  Comecei a treinar para isso há alguns meses. Sabia que a distância não seria o maior problema para mim, mas sim os trechos de subida (que, no meu caso, diminuem muito o meu ritmo) e o calor (que é terrível, acho que para a maioria dos corredores). Os treinos na USP começaram a incluir tiros, longões e subidas. Tive que perder o medo da subida da Biologia (não conhece a rua da faculdade de bio? Um 'paredão', praticamente), pois era essencial para esse tipo de prova. Comecei a fazer uso de gel de carboidrato nos longões e provas. Me inscrevi para a Prova de Pedestre Sargento Gonzaguinha, considerado um simulado da São Silvestre. Corri num dia de muito calor (12/12, domingo). Acho que foi a prova mais difícil que já fiz. Definitivamente, um ótimo treino. No domingo seguinte, dia 19, participei de um simulado pelas ruas do dia 31. Foi excelente poder conhecer o percurso da prova. Apesar de as ruas não estarem interditadas, o movimento era pequeno às 7h da matina, não tinha sol e correr com meus amigos e com atletas de várias assessorias, além dos treinadores apoiando, foi super agradável. Ao contrário de muita gente, eu gostei  de correr no minhocão, estava vazio, tinha uma leve brisa, foi bom. A parte do Centro é mais chata, muitas quebradas, mas acabou rapidamente. Quando passei pelo Teatro Municipal sabia que faltava pouco. Entrar na Brigadeiro me deu um certo alívio, uma avenida grande que levava diretamente ao final da prova. Por outro lado, sabia que não seria fácil. E realmente não foi. Na verdade, não foi difícil pela subida, pois é uma subida leve perto das que enfrentei nos últimos treinos. Mas ela começa em uma hora em que já estava cansada e é uma subida longa. Tive que diminuir o ritmo, lembrei de todas as instruções do treinador: manter o tronco levemente projetado para a frente, movimentar mais os braços... e assim fui, até que a Paulista apareceu ! Aí deu para retomar o ritmo e chegar junto com o pessoal novamente. Foi ótimo. Agora dá para sentir que a São Silvestre é possível. E que venha o dia 31."

 Comentários | »

    Poliana H
    29/12/2010 19h19 Muito legal o blog da Dora!
    Larissa
    29/12/2010 11h41 Adorei ver minha tia Dora no site!

 São Silvestre não é maratona!
Postado 28/12/2010, às 13:07

A confusão é bastante comum entre as pessoas que não correm, vira e mexe alguém diz: "tenho um amigo que vai correr a maratona da São Silvestre". A mesma confusão acontece em corridas de 10 quilômetros, 15, 21 etc, vira tudo maratona. Pois vamos aqui dar nome aos bois: não é qualquer corrida que pode ser chamada assim. Maratonas são provas com percurso de 42,195km, nem um centímetro a mais, nem a menos. A Meia Maratona, portanto, tem metade dessa quilometragem. A São Silvestre é uma corrida de 15 quilômetros. Estamos todos entendidos?

Comentários | »

    Dora
    28/12/2010 21h58 No domingo estava na página do UOL o título: Maratona e daí vinha um artigo sobre a prova...
    Claudio A. ferreira
    28/12/2010 18h10 Valeu o esclarecimento


Publicado 20/12/2010, às 13:56

A partir de hoje nós vamos dividir com a fotógrafa Dora Busato Mendes a experiência de estrear na São Silvestre, a prova de rua mais famosa do país. Ela fará uma espécie de diário aqui no Corre-Corre. Dora é corredora amadora há cerca de dois anos, foi procurar a corrida como atividade física porque... Bom, a própria Dora conta por que...

"Nunca fui muito boa em esportes. Porém, tenho total consciência da importância dos exercícios físicos na nossa vida. Por isso, vivia alternando entre uma atividade e outra, tentando encontrar em alguma delas o mínimo de prazer. Fazia um pouco de musculação, logo enjoava, depois natação, não gostava, e assim ia... Todo mundo me dizia que se eu fizesse alguma atividade física por pelo menos 3 meses, depois eu iria me acostumar e sentiria falta dela. Eu fazia 3 meses, 6 meses e não acostumava nada, parava e não sentia a menor falta.

Até que um dia pedi para uns amigos me passarem o contato da assessoria de corrida deles. Como era ao ar livre, achei que pelo menos eu podia tentar caminhar.

Levei o meu marido junto, para me animar. Lembro que, no primeiro dia, já disse para o treinador: 'eu vim só para caminhar, nunca corri e não gosto de correr'.  Comecei de fato caminhando, mas em duas semanas  já alternava corrida com trote. Em 3 meses já estava inscrita em duas provas de 5km. Depois fiz uma prova de 10km aqui em SP e logo uma prova internacional, corri os 10km na maratona de Santiago, que foi simplesmente maravilhosa.

Posso dizer que foi somente agora, depois dos 40 (e poucos anos...), que consegui me apaixonar por um esporte, sentir real prazer em uma atividade esportiva. Gosto de correr com meu marido, com o grupo de amigos; gosto dos nossos treinos, do prazer que a corrida proporciona e realmente agora sinto falta quando paro de correr".

Há dois meses Dora decidiu incluir a São Silvestre em seu currículo, e vem treinando para isso. Ontem, pleno domingo, ela caiu da cama cedíssimo (ela e Xico, o marido), para fazer o simulado promovido pela ATC, pelo mesmo percurso do dia 31 de dezembro. Amanhã ela conta aqui um pouco mais sobre esses treinos todos.

Comentários | »

    Poliana H
    29/12/2010 19h23 A Dora é meu exemplo! Quem sabe um dia não perco esse meu medo de correr e não faço como ela?! Estou torcendo muito! Essa São Silvestre vai ser o máximo!
    Larissa
    29/12/2010 11h42 adorei ver os meus tios no site!
    Silmara
    21/12/2010 10h13 Apa Adorei a matéria!!! Dora, Parabéns é muito legal compartilhar meus treinos com você!!
    sonia
    21/12/2010 09h20 Muito legal o relato! Quem sabe algum dia eu me anime também...
    Osvaldinho
    21/12/2010 08h24 WAW !!! Parabéns a Dora pelo relato e a APA pelo sucesso do Blog. Eu tive o prazer de acompanhar toda esta trajetoria da Dora (e do Xico) desde o início dos treinamentos na S&P até este momento atual. É muito legal ver todo este relato e toda esta evolução. Que venha a SS que a Dora e Xico irão tirar de letra !!! Beijos, Osvaldinho
    Ana Mesquita
    20/12/2010 17h01 Que demais, Dora! Quem sabe algum dia também corro uma São Silvestre. Por enquanto vou operar meu ombro e ver se consigo voltar a nadar, mesmo...
    Francis
    20/12/2010 16h23 Que legal Dora e Xico. vamos acompanhar vcs, Um abração!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário