sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Em 34 anos, pai já fez mais de mil corridas empurrando filho deficiente



"Yes, you can!". Muito antes de Barack Obama lançar seu slogan nas eleições à presidência, nos Estados Unidos, este já era o lema de Dicky e Rick Hoyt. Já ouvi algumas vezes a comovente história dessa dupla. Dicky é o pai. Rick, o filho. Rick nasceu com paralisia cerebral, passou a vida numa cadeira de rodas, tem dificuldade para até para se comunicar.

Dicky era sedentário, Rick tinha o sonho de participar de uma corrida. O filho então convenceu o pai a empurrar sua cadeira numa prova. Era 1977, o rapaz tinha 15 anos. De lá para cá passaram-se 34 anos e Dicky e Rick somam, juntos, mais de mil participações em provas, incluindo maratonas (a da Boston também) e triathlons (Iroman na lista).

Vi um vídeo dos dois certa vez e, claro, me debulhei em lágrimas. Agora me preparo para conhecer essa história mais a fundo. A Editora Novo Conceito me mandou hoje uma cópia de "Devoção" (208 págs., R$ 34,90), livro escrito por Dicky, sobre as aventuras as lado do filho. Dei uma rápida folheada e já me arrepiei. Divido aqui no blog com vocês um trecho da carta que encerra o livro, é Rick agradecendo o pai pela vida que teve. É ou não é um belo exemplo?

"Tenho uma lista de coisas que faria se não fosse deficiente. No topo dela está: daria o melhor de mim para participar do Ironman puxando, pedalando e empurrando você! Depois empurraria você na Maratona de Boston. E cuidaria de você quando ficasse velho demais para cuidar de si mesmo."

Comentários | »

    Shigueo
    09/02/2011 20h20 Valeu pela dica. Vou botar na minha lista!

Um comentário: