sexta-feira, 27 de maio de 2011

A história do verdadeiro Homem de Ferro



Domingo é dia de Ironman Brasil, que acontece uma vez por ano, em Florianópolis. Esta edição bateu recordes, com cerca de 2 mil inscritos em menos de 72 horas. Para quem não sabe, o Ironman é a prova mais importante do triathlon. São 3.86km de natação, 180,25km de bicicleta e, para finalizar, uma martona inteira, 42km 195m de corrida. Entre essas 2 mil pessoas está o meu colega de equipe de corrida Tadeu Ferreira. Quando conheci o Tadeu já soube que ele era triatleta, porque o cara está sempre com a bicicleta no carro. Admito que considero triatletas seres de outro planeta, não consigo nem imaginar como é a rotina e a determinação de um ser de carne e osso que chega a acordar às 4h30 da matina para pedalar... Consequentemente, nutro uma enorme admiração por esses ETs triatletas.

Muito tempo depois de ter conhecido o Tadeu, corremos juntos um treino, no Parque do Ibirapuera. Era dia de rodagem leve, então engatamos um bate-papo (como bem batizou o colega @antoniocollucci, um blablablarun). Neste dia soube mais da história do Tadeu. E minha admiração só cresceu. Ele nunca tinha sido esportista na vida, até os 40 e tantos ano. Fumava, bebia, chegou a pesar 123 quilos... Resolveu mudar de vida  vida porque... Bem, deixo o resto da história para o Tadeu, que no domingo fará seu QUARTO Ironman (o da foto aí acima foi em Cozumel, México, em 2010), contar com suas próprias palavras.

"Ás vezes eu acho que o subconsciente traça alguns caminhos em nossas vidas que só depois é que vamos descobrir. Eu era um cara que trabalhava de 14 a 15 horas por dia, me alimentava quando dava, normalmente com comidas muito gordurosas. Bebia em média uma garrafa de uísque por semana nas happy hours com clientes, tinha o colesterol na faixa dos 380. Eu vivia estressado e, para piorar, fumava havia 34 anos três maços de cigarro por dia.
Obviamente eu não estava feliz pois, além de tudo, pesava 123 quilos e tudo era dificultoso. Vocês não têm ideia do que é ser obeso. Como bom leonino que sou, não admitia que estava TUDO errado. E aí entra o tal subconsciente. Eu precisava de um motivo pra me reinventar.

Vocês podem imaginar o que os médicos diziam sobre tudo isso, né? O mais bonzinho disse que eu era uma locomotiva sem freios, a 200 por hora, e cujos trilhos acabavam na próxima curva.

Bom, o motivo enfim veio. Meu filho, então com 20 anos, engravidou a namorada. Aí eu pensei: quem é que vai cuidar do neto? Claro que meu filho faria isso, como pai, mas eu agora tinha o motivo que precisava. A primeira providência foi parar de fumar. Eu carregava comigo, no carro, um pacote de cigarro. Um pacote, não maço. Aí defini: "a partir de hoje, não coloco mais um cigarro sequer na boca". Distribuí os maços que restavam para os amigos e ouvia deles, todos descrentes, rindo, que aquilo não ia durar nem um ou dois dias. Lá se vão dez anos que não fumo. Gente, eu sofri apenas um dia, o primeiro, uma segunda-feira logo após a decisão de parar. Depois, nunca mais. Então, posso dizer que parar de fumar não é tão difícil, basta ter esse objetivo definido.

A partir daí, eu, que já era gordo, comecei a brigar com a balança. Parar de fumar dá fome, então fui para a academia e comecei a nadar. Convidado por meu treinador de natação, o Ademir Paulino, fui para a Usp e comecei a correr, e depois a pedalar e a participar de provas. Veio primeiro um duathlon, e então o triathlon.

A saga começou em agosto de 2002 e, até chegar à bike, foram quase dois anos. A paixão pelo esporte foi aumentando e hoje estou na véspera de completar meu quarto Ironman. Tem muita história nesses anos. As decepções, as confusões, os tombos de bike, inclusive com fratura na coluna, os dias em que você só de olhar para a planilha de treinos tem vontade de largar tudo... Enfim, isso iria muito longe.

Muita gente me pergunta para quê faço o Ironman. "Isso dá dinheiro?", "Você ganha as provas?". Nãoo eu só gasto dinheiro e nunca ganhei prova nenhuma. Mas posso garantir que eu ganho a alegria de estar neste ambiente onde as pessoas têm o objetivo de se divertir, se superar, se desestressar. Eu já ganhei, sim, na verdade. E ganhei muito, muito mesmo. Ganhei mais que vencer qualquer prova, mais que um troféu. Eu ganhei muitos anos de vida."



Comentários | »

    Shigueo
    10/06/2011 18h24 Que história bonita. Nunca é tarde para ter uma iniciativa. Muito legal divulgar. Assim esperemos que surjam mais Tadeus como disse uma outra pessoa que comentou aqui. Parabéns!!!
    Raphael
    01/06/2011 11h31 Esse e o meu paIRONMAN....seu Tadeu, figurissima, so quem conhece sabe o quanto...realmente um grande exemplo de determinacao...eu como filho posso afirmar com propriedade ?NAO DA? e? uma palavra que nao existe no dicionario dele. Sabe aquele tipo de pessoa que arranca dos demais comentarios como ?Caraca...mas como ele conseguiu??...pois e? quem sabe um dia eu domino essa arte!?!? Parabens pela prova...mandou muito bem! Bjs RA
    Roselaine
    01/06/2011 11h22 Esse é o Tad. Grande guerreiro!... Beijão
    João Arthur
    31/05/2011 22h34 Conhecí Tadeu há aproximadamente 3 anos na assessoria aonde treino até hoje, e lá se foram pelo menos mais 1 ano para eu conseguir quebrar minha carapaça de gelo e trocar algumas palavras com ele, exatamente numa prova de Iron Man em Florianópolis, aonde ele iria competir com uma lesão grave num dos pés, e eu como médico, conversei um pouco com ele a respeito do problema, e então, a partir daí, comecei a admirá-lo como atleta que ele é. Não sabia desses antecedentes dele. Agora mais do que nunca, o cara digno de ser admirado. Parabéns, Tad!!!
    Ulisses
    31/05/2011 18h17 Muito legal, Apa!!!!
    Cátia
    30/05/2011 10h49 Nossa, adorei o "Ganhei mais que vencer qualquer prova, mais que um troféu. Eu ganhei muitos anos de vida". Tomara que muitos possam ler isso e seguir esse exemplo. Parabéns ao Tadeu e a você, Apa, por nos contar isso.
    Janaina
    28/05/2011 19h09 Ele realmente é um exemplo para quem está começando a praticar esporte!
    Stersi
    28/05/2011 10h08 Tadeu, É isso mesmo, além dos anos a mais...a recuperação da autoestima, do prazer de viver e sempre superar novos desafios...Show de bola. Stersi
    Dora
    27/05/2011 22h44 Tive o maior orgulho de correr ao lado dele no longão na USP da semana passada. Claro que enquanto eu fiz 2 voltas, ele fez 4... Admiro MUITO esse cara !
    Daniel Blois
    27/05/2011 19h52 GRANDE TADEU! IRONMAN!!!!!!!!!!
    Rodrigo Botequio
    27/05/2011 17h50 Muito Bom. Que os Tadeus se multipliquem.
    Antonio Colucci
    27/05/2011 17h21 Parabéns Tadeu! Dedicação e superação. Três maços de cigarro por dia, a inscrição do IronMan fica de graça nessa troca. #aisim Apa, muito legal o post. Depois nos conte o resultado dele pós Iron. Boa Prova Tadeu Beijo Apa Colucci @antoniocolucci http://toticolucci.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário