quinta-feira, 26 de maio de 2011

A tecnologia da corrida, direto de 1986



Para muitos corredores, existe a vida pré-Garmin 405 e a vida pós-Garmin 405. Para quem não corre, um Garmin 405 é um relógio que tem GPS acoplado no próprio aparelho. Ele diz quase tudo sobre o seu treino (quantos quilômetros percorreu, em que ritmo, a frequência cardíaca, as calorias gastas) e até coloca uma espécie de robozinho para apostar corrida com você. O problema é que antes do 405 existia o 305, que era um tanto gigante no pulso de quem o usava. Muita gente se recusava a correr com o trambolho pesadão. Pois essa galera certamente vai repensar sua definição de trambolho depois deste post.

Essa semana dei de cara com o anúncio de um tênis que a Puma lançou em meados dos anos 80, o RS Computer Shoe. Era um modelo revolucionário, com um podômetro acoplado ao próprio tênis. A questão é que o treco parecia um ET, uma caixinha (não tão "inha" assim) que ia grudada na traseira do pé direito, cheia de plugues. A tal caixinha tinha um chip que gravava o treino do corredor: a distância percorrida e o ritmo. Simples né? Tudo o que o Nike+ pequenininho, escondido na sola, faz hoje.

Só que, com o Puma RS era necessário, ao chegar em casa, baixar a informação para um computador para visualizá-la. Tinha de ser um Apple IIE (eu tive um em casa, vejam como sou velha), um Commodore ou um PC IBM. Ah, e o cara tinha de tirar o tênis do pé e levá-lo até o computador, claro, porque era preciso conectar os cabos. Moderníssimo, o Puma RS tinha um aplicativo que traçava gráficos comparando suas performances. Claro que não havia downloads, ele vinha junto com o tênis, num disquete tipo floppy. Tudo isso tinha um preço salga, principalmente para a época: 200 dólares. O Nike+ está comemorando cinco anos de vida. Houve aperfeiçoamenteos (e muitos), claro, mas a ideia, como vemos, já tem mais 25 anos.

Comentários | »

    Shigueo
    10/06/2011 18h27 Nunca tinha visto essa maravilha de modernidade. Se não são essas ideias revolucionárias, não há a evolução. Por sorte, hj temos os Garmins, Polares, e afins que são um pouco mais práticos né? Veja bem. Meu primeiro contato com um computador foi um TK82C, tinha teclado chiclete e gravava programa em fita K-7. Quem é velho mesmo? kkk
    Gutão
    26/05/2011 18h27 Velha!? Não acho... O Puma ainda era gatinho quando lançou o modelito...

Nenhum comentário:

Postar um comentário