quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Correr nua é uma delícia. Topa tentar?



Ontem li um texto de uma blogueira americana, Charlene Ragsdale, que está treinando para a sua primeira meia maratona. Cliquei no link porque o título de seu post me deixou curiosa: "Confissões de uma corredora nua". De cara Charlene explica a diferença entre correr nua e correr pelada. Correr pelada é sair para o treino sem roupa, coisa que até hoje nunca vi ninguém fazer (será um "ah, que pena" ou um "graças a Deus"?).

Correr nua é outra coisa: Charlene defende que a gente vá para as ruas sem os "gadgets", aqueles brinquedinhos tecnológicos tão comuns aos corredores. E aí parei para pensar no quanto realmente estamos cada dia mais dependentes destes acessórios. Já falei aqui no blog sobre o meu Garmin, o relógio com GPS, e o quanto meu treino passou a funcionar em cima do que vejo no pulso. GPS, monitor cardíaco, MP3, fora os acessórios não eletrônicos.

Nos últimos meses, não me lembro de uma única vez que eu tenha saído de casa sem nada, nua, como diz Charlene... Correr sem controles, sem amarras, sem metas... Não corro ouvindo música, cortei isso completamente dos meus treinos, então não levo tocador de MP3. Mas o resto das coisas está sempre comigo. O mais legal do depoimento de Charlene é que ela conta que não virou uma "corredora nua" por princípios, mas por economia mesmo. Achava absurdo gastar tanto dinheiro para correr, um dinheiro que nem tinha. E aí descobriu a maravilha que era ter o foco voltado totalmente para a própria corrida, o próprio corpo, ao silêncio (ou não) das ruas... Não sei você, leitor, mas eu já decidi: vou correr nua pelo menos uma vez por semana.
Comentários | »

    Rivania
    22/01/2011 15h58 Ana, pq vc cortou a música dos seus treinos??? Me faz muita falta a música... detesto descobrir no aquecimento que o MP3 está sem bateria...
    Renata M. Domingos
    17/01/2011 15h05 Ana, Acho que correr nua a Charlene, ou nua de verdade deve ser uma delícia! Depois conte aqui como foi. Vou deixar um envelope pra ti na portaria do jornal. Beijos, Renata
    Shigueo
    12/01/2011 20h28 Show de horror essa foto hein! kkk Acho que no período de base até que é legal. Mas nos treinos de qualidade, acho meio difícil ficar sem o GPS! Vou procurar o blog desta cidadã. Valeu a dica.
    tahiane
    12/01/2011 19h15 Não consigo correr sem música, Apa. falta inspiração, energia. música me dá pique.
    Alex Balint
    12/01/2011 15h58 eu não sei se é lenda mas uma vez li ou ouvi o comentário de alguém que o Oscar Galindez ganhou o Ironman de Floripa sem usar relógio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário