segunda-feira, 14 de março de 2011

Não tem solução: corredores 'atropelam' caminhantes em provas



Ontem fiz minha primeira prova do ano. Corri os 12km na abertura do circuito Corpore, oficialmente batizada de 1a. Corrida e Caminhada Farmácia Walmart (quando patrocinador é novo, uma corrida ultratradicional vira 'primeira' edição, vai entender...). Corro há mais de cinco anos, já foram, por baixo, mais de 50 provas. Ainda assim, até hoje fico chocada com a falta de bom senso dos organizadores na hora das largadas. São poucos os que conseguem botar ordem para evitar "atropelamentos" logo de cara.

Neste quesito, a Corpore, que de maneira geral organiza muitíssimo bem suas provas, há tempos promove uma divisão tabajara que não serve nem para inglês ver. Na hora da inscrição está lá no site: você informa qual é o seu ritmo e seu número de peito virá na cor correpondente a ele. Aí já rola um problema: há corredores com "semancol" e corredores absolutamente sem noção. Tem gente que informa ali o ritmo que tinha há cinco anos, no auge da forma. E, pior, gente que preenche com o ritmo que um dia sonha ter (e talvez nunca terá). Nas provas sérias fora do Brasil é preciso comprovar oficialmente esse tempo (hoje é fácil, todas as provas são chipadas).

Na hora H, cada corredor, com sua respectiva cor, entra numa baia específica: os mais velozes ficam mais à frente, os mais lentos, mais para o fundo. Mas não funciona, é uma farra: as baias viram arco-íris, tudo que é cor junta e misturada, porque não há fiscalização. Você, leitor, que está acostumado a fazer provas e ver isso acontecer há tempos, deve estar pensando: "isso não é novidade"... Claro que não é, mas ontem a coisa tinha um agravante. Era uma "Corrida e Caminhada", lembra? E patrocinada pela "Farmácias Walmart", lembra? Bem lá na frente de todo mundo havia um imenso pelotão de VIPs, provavelmente funcionários do WalMart. Chuto que bem mais da metade estava ali para a caminhada. Aí o resultado foi patético. No congestionamento típico da largada, 12 mil inscritos, ainda era preciso desviar de quem estava lá  (que bom!!!) para um passeio saudável.

A discussão sobre as baias de largada é antiga entre corredores, eu sei (e a solução não é difícil, acreditem). Mas, a julgar pelo absurdo e descaso que mais uma vez vi ontem, na Usp, ela ainda vai longe.

Comentários | »

    Dora
    14/03/2011 13h23 Concordo, sempre a mesma coisa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário