sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

O dia em que me senti uma corredora profissional

Nunca entendo muito bem quando algum amigo também fã de corrida conta que vai participar de uma prova e solta a frase "ah, não ligo para tempo, quero só terminar". Quer dizer, até entendo, mas ela nunca valeu para mim. Desde que comecei a correr, há cinco anos, sou viciada em bater metas, em treinar para conseguir sempre um tempo melhor. Há quem me chame de viciada, ou bitolada (e às vezes sou mesmo), mas prefiro enxergar como determinação e, principalmente, espírito competitivo. Como eu, há uma legião imensa de corredores movidos a marcas, que lotam a USP aos sábados, não perdem treinos, aderem ao GPS no pulso, sempre atrás de bater recordes. Pois parece que finalmente o mercado abriu os olhos: gente assim rende dinheiro, consome ferozmente o que for indicado para baixar tempos.

Este mês foi lançada uma revista só para corredores que buscam performance, a Finisher, editada pela Iguana Sports, empresa que produz provas top como a Nike 600K. A própria Iguana fechou com a Asics para organizar a Golden Four, um circuito de quatro meias maratonas pelo Brasil voltadas para quem quer bater seus recordes na distância. 

E ontem a Asics mostrou para a imprensa mais um passo na direção destes "malucos por corrida" -- ou, como eles preferem chamar, aqueles que "correm de verdade". Eles acabam de lançar um tênis específico para este público, o Gel Speedstar-5. Ele tem menos costuras e pesa só 260 gramas, mas para mim a grande estrela aí nem é o tênis (pelo menos até eu testar o bichinho), mas a campanha que o lança. Na hora que bati os olhos tive certeza: este publicitário é corredor, e dos bons... Só quem corre forte entende (os pés, as pernas, a cabeça, a alma) outro da mesma espécie. Batata: li no blog do Sérgio Xavier, diretor da Runners World, que Ricardo Chester, o "pai" da ideia, correu a Maratona de Chicago no ano passado, como eu.

A arma principal é certeira: colocar amadores no papel de garotos-propaganda. Impossivel não se identificar (meus tempos estão bem abaixo dos deles, é bom explicar, mas isso não vem ao caso), até porque cruzo frequentemente com dois deles na Usp, aos sábados (eles passam voando por mim). Gente de verdade, com marcas aparentemente impossíveis para alguns, mas todas também de verdade.

O texto que abre o folder do tênis também é matador. Diz assim:
"Um GEL-Speedstar 5 não é um tênis para quem corre.
É para quem corre mesmo. Quem corre disputa provas.
Quem corre mesmo disputa mais do que provas.
Quem corre, depois da prova, ganha uma medalha.
Quem corre mesmo, depois da prova, também ganha uma medalha. Igual à de todo mundo.
A diferença é que, para quem corre, chegar simplesmente já é uma grande vitória.
Para quem corre mesmo, não. Quem corre mesmo disputa outro desafio. Uma medalha diferente.
Quem corre mesmo entra numa prova para correr contra o tempo. O seu tempo.
E, quando ganha do seu tempo, conquista uma medalha diferente.
Enquanto quem simplesmente corre põe a medalha no pescoço, quem corre mesmo,
quando ganha do tempo, coloca uma medalha num outro lugar.
Muito mais especial.
Dentro do peito."

A campanha (fotografada por JR Duran) começa a circular no dia 14 de fevereiro. Mas já tem uma palhinha com os bastidores no Youtube. Delícia ouvir esses amadores falando sobre corrida e competição. Faço minhas as palavras deles...

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